Whap Soluções Web

Para que serve o JavaScript?

JavaScript é uma linguagem de programação, onde tem sua maior característica a interação do usuário com o site, podendo assim deixar seu site mais atrativo e dinâmico.

Quem usa o Js?

JavaScript é usado em todos os navegadores como um método de integração do usuário com o site, como por exemplo eventos de clique ou até validações de formulários. Hoje em dia ela é muito procurada entre os programadores iniciais ou até profissionais pois sua sintaxe é simples além de ser mais leve que outras linguagens.

Variáveis em Js

No ano de 2015 javascript teve um avanço na sua linguagem muito grande, uma de suas novas funcionalidades foram a implementação do tipo de variável let, as outras como var e const já haviam sido criadas. Não sabe quais suas diferenças e qualidades particulares? Então vamos Aprender:   

Tipos de variáveis

var

Var é um tipo de variável muito flexível, onde pode ser substituída em qualquer momento  do código javascript.

Vejam no exemplo a seguir: 

Como pode ver, esse tipo pode ser mudado em qualquer momento, pode tanto ser útil em diversos casos como uma dor de cabeça em outros. 

let

Por esse motivo foi criado o tipo let esse tipo ainda é flexível porém menos que o var o que torna ele com um bom equilíbrio. Vamos ver como funciona: 

Note que ouve um erro, pois ela não deixa renomear a variável novamente, porém se fizermos assim:

Perceba que ao chamar a variável ela foi substituída desta vez, isso acontece pois o let permite que a variável seja atribuída outro valor quando se está no mesmo local de chaves, e como no outro exemplo estável em chaves diferentes não foi possível a substituíção. 

const

Const é como o próprio nome já diz, constante ou seja não é possível alterar o valor já definido, veja o exemplo:

Como pode ver não é possível declarar a mesma variável const. Além de ela ser inalterada deferente das outras em muitos casos ela é até usada como uso de função, veja a seguir:

Como podem ver ela fica de forma igual a uma função podendo criar uma const usando ela como função.

Aspectos negativos de JavaScript

Todas as linguagens de programação têm fraquezas. Com o JavaScript, não é diferente. Parte do problema é que, quando uma linguagem de programação se torna tão popular como o JS, existe um incentivo extra para hackers e outros tipos de usuários tóxicos trabalhem em função de achar brechas de segurança. Assim, algumas fraquezas do JS são:

  1. Vulnerável a brechas de segurança;
  2. Pode ser usado para executar códigos maliciosos no computador do usuário;
  3. Nem sempre tem suporte a diferentes navegadores e dispositivos;
  4. Os trechos de código em JS costumam ser bem grandes;
  5. Pode ser renderizado diferentemente em vários dispositivos, o que pode ocasionar inconsistências.

Como você pode ver o JavaScript tem suas vantagens e características e suas desvantagens. Aqui na Whap temos um ótimo serviço com integrações em javascript entre outras linguagens. Esperamos que com essa explicação você tenha tido uma boa explicação sobre as variáveis e onde se é aplicado o JavaScript. Se precisar de ajuda entre em contato!

Rolar para cima
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Oi, posso ajudar a resolver seus problemas?